Campanha de Higienização das Mãos é sucesso entre os colaboradores do HISC

Publicado em: 05, maio, 2016

Antecipando o Dia Mundial de Higienização das Mãos, comemorado no dia 5 de maio, o Serviço de Epidemiologia e Segurança Assistencial (SESA) e Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Hospital Infantil São Camilo, realizaram, entre os dias 27 e 29 de abril, a Campanha de Higienização das Mãos 2016. A iniciativa envolveu os colaboradores da instituição e teve o objetivo de sensibilizá-los da importância da lavagem das mãos, que é “a medida preventiva mais barata e mais efetiva contra os eventos adversos infecciosos”, explica Morgana Cordeiro de Paula, enfermeira do NSP e uma das organizadoras do evento.

Segundo Morgana, o evento foi feito a “várias mãos”, com ideias e participação de todos da equipe, além de total apoio da diretoria do Hospital. Ao todo, foram entregues 143 camisas aos enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares. Elas estampavam os ‘cinco momentos de higienização das mãos’, preconizados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e ilustrados com uma das Corujinhas mascote do Hospital.

Campanha-de-higienizacao-das-maos-HISC

Ação no refeitório – Buscando atingir um número maior de colaboradores, a campanha foi levada até o refeitório do hospital para que todos tivessem a oportunidade de assistir uma apresentação sobre a importância do tema. Morgana avaliou a iniciativa como sendo um sucesso. “O engajamento foi total! Os enfermeiros, técnicos e auxiliares vestiam as camisas na hora em que a recebiam e replicavam a informação para outros colegas. A adesão à campanha foi imediata e isso é fundamental”, explica Morgana.

A infectologista e pediatra Simony da Silva Gonçalves, coordenadora do SESA, ressalta que essa campanha é obrigatória, pelo menos uma vez ao ano, e este é o segundo ano consecutivo da sua realização.