Cirurgião Pediátrico debate o Refluxo Gastroesofágico

Publicado em: 10, junho, 2016

Na última terça-feira (31 de maio), o cirurgião pediátrico do Hospital Infantil São Camilo, Dr. Bernardo Almeida Campos, palestrou para pediatras, residentes, cirurgiões e gastroenterologistas pediátricos sobre um tema muito comum na especialidade: o ‘Refluxo Gastroesofágico: aspectos clínico – cirúrgicos’.

Para Dr. Bernardo, a abordagem da criança com refluxo gastroesofágio é multidisciplinar, envolvendo várias especialidades da pediatria, como pediatria clínica, cirurgia, gastroenterologia, pneumologia e neurologia. E tendo em vista ser uma doença muito prevalente, “uma atualização periódica sobre o tema é importante, tanto para residentes iniciando sua atuação profissional quanto para os profissionais com mais tempo de formação”, esclarece.

SESA –Antecedendo a aula do cirurgião pediátrico, a infectologista Dr.ª Simony da Silva Gonçalves, coordenadora do Serviço de Epidemiologia e Segurança Assistencial / Núcleo de Segurança do Paciente (SESA/NSP), apresentou números importantes sobre as infecções relacionadas à saúde assistencial e às infecções comunitárias do São Camilo.

“Os dados de infecção do hospital estão muito bem controlados, abaixo dos dados de comparação que temos de outros hospitais de Belo Horizonte”, destacou a especialista. Segundo ela, essa prestação de contas tem o objetivo de debater os resultados e buscar melhorias na qualidade e segurança da assistência prestada aos nossos pacientes.