Neurocirurgiã Pediátrica do Hospital Infantil São Camilo participa do “XI Congresso Brasileiro de Neurocirurgia Pediátrica”

Publicado em: 29, junho, 2015

De 24 a 27 de junho de 2015, aconteceu em Belém do Pará, o “XI Congresso Brasileiro de Neurocirurgia Pediátrica”. O evento é realizado a cada dois anos pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia Pediátrica encontou com a presença de profissionais de referência nacional em neurocirurgia pediátrica que se dedicam à neurocirurgia de crianças e adolescentes, dentre eles, a neurocirurgiã pediátrica do Hospital Infantil São Camilo, Dra. Andrea Silva de Pinho.

Dra. Andrea apresentou dois trabalhos científicos. Um dos casos clínicos apresentados envolvia relatos de pacientes do Hospital Infantil São Camilo. A neurocirurgiã pediátrica discorreu sobre uma técnica de derivação ventricular para o seio sagital como alternativa cirúrgica no tratamento da hidrocefalia quando a cavidade abdominal perde sua capacidade absortiva, que é a primeira escolha. Segundo a neurocirurgiã pediátrica, “é uma técnica ainda pouco usada, mas é uma alternativa que parece ter menos complicações que o sitio de segunda escolha, que é a derivação ventrículo atrial”, explica.

Dra. Andrea apresentou também um estudo sobre o uso do dopplertranscraniano em recém-nascidos com traumatismo craniano grave como monitorização não invasiva da pressão intracraniana.

Os principais temas abordados no Congresso foram tumores cerebrais em crianças, hidrocefalia, cranioestenoses, mielomeningocele, malformações do sistema nervoso e espasticidade. Estiveram presentes congressistas de todas as regiões do Brasil, que trouxeram importantes contribuições para o avanço no tratamento destas doenças.