Conheça a História do Hospital Infantil São Camilo

Hospital Infantil São Camilo

Fachada do Hospital Infantil São Camilo
por ocasião de sua inauguração

A história do Hospital Infantil São Camilo inicia-se com a união de dois grupos. O primeiro formado pelos médicos Dr. Acácio Rocha Filho, Dr. Ari Alves de Assis, Dr. José Guerra Lages, Dr. Lauro Machado Alvim, Dr. Silas Leite Prado, Dona Maria de Lourdes Rocha e o segundo formado pelos médicos Drª. Amélia Vilan Xavier, Dr. Luciano Soares Dias, Dr. Carlos Magno Guerra Lages, Dr. Olival Lacerda de Oliveira e Dr. Otávio Pinto de Carvalho, dispostos a realizar o ideal de ter uma instituição onde pudessem exercer a medicina de forma humana e ética.

Surgiu, então, a iniciativa de construir um hospital onde o tratamento infantil fosse a prioridade.

Hospital Infantil São Camilo

Edificação em fase final

A construção desse novo Hospital era a solidificação de um sonho. As obras se iniciaram logo que o projeto foi aprovado pelo Ministério da Saúde, sendo o primeiro em Minas Gerais concebido dentro das normas recomendadas por esse órgão.

No dia 12 de julho de 1980, o novo Hospital foi inaugurado numa solenidade que contou com a presença de familiares, amigos, representantes das comunidades médica e política.

Uma grande festa que marcava o início de uma história dedicada ao cuidado à criança.

Hospital Infantil São Camilo

Solenidade de inauguração do Hospital Infantil São Camilo

Dr. Eduardo Levindo Coelho, Secretário de Estado da Saúde, Dr. Olival Lacerda de Oliveira e sua esposa Lúcia (no centro da foto).

Para dar nome a esse novo Hospital, escolheu-se homenagear o padroeiro dos doentes, São Camilo de Lellis. Uma nova fase estava sendo vivida. Em agosto de 1980, já com 103 funcionários, o Hospital Infantil São Camilo deu iniciou às suas atividades.

Começou oferecendo basicamente os serviços de pediatria e cirurgia infantil. Posteriormente, houve uma evolução progressiva, agrupando outras especialidades infantis e possibilitando, assim, um atendimento mais amplo e completo. Hoje, o São Camilo conta com 32 especialidades voltadas para o cuidado à criança.

Hospital Infantil São Camilo

Hall de entrada

Além das clínicas disponíveis ao acompanhamento infantil, o São Camilo oferece grande aparato de diagnóstico, disponibilizando a médicos e pacientes serviços de Laboratório e Raio-X 24 horas, CTI, Ultrassom, Tomografia, entre outros. Oferecemos os seguintes exames cardiológicos:  EcoColorDoppel, Duplex Scan Color Carótidas e Vertebrais, Mapa e Holter 24 horas.

Em janeiro de 2017, o Hospital Infantil São Camilo entra em uma nova etapa. A Unimed BH passa a assumir a gestão do hospital e dará continuidade ao crescimento da instituição, priorizando, sempre, assistência de qualidade aos pacientes e familiares.

A criança é a nossa especialidade e a nossa prioridade.