Palestra sobre Depressão conscientiza colaboradores do São Camilo

Publicado em: 07, abril, 2017

O Setor de Segurança do Trabalho, em parceria com o SESC, promoveu na última quarta-feira (05/04), no auditório do Hospital Infantil São Camilo, palestra de conscientização sobre a gravidade da doença, que é tema de campanha da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o Dia da Saúde de 2017: a depressão. Segundo dados da OMS, mais de 350 milhões de pessoas, de todas as idades, são atingidas por este transtorno.

Diagnóstico e tratamento

O Psicólogo Ailton Fagner deu início à palestra explicando as características da depressão e os diversos motivos que podem levar uma pessoa a adquirir a doença. “ É muito importante observar bem os sinais da depressão que podem ser facilmente confundidos com situações em que nos sentimos tristes e o diagnóstico deve ser feito somente por um profissional da área de saúde mental”.

Segundo Fagner, o tratamento da doença pode ser por meio de ajuda psicológica, psicoterapêutica ou medicamentosa e, dependendo do grau patológico, todos em conjunto.

Gabriella Luiza Ferreira Pinto, enfermeira da Educação Continuada do São Camilo, aprendeu bastante com a palestra: “É muito importante perceber o quanto as pessoas que passam por esse momento precisam do apoio do próximo para levar uma vida melhor”, afirmou.

Dinâmica em grupo

Antes da palestra, uma dinâmica foi proposta pela assistente social Simone Ribeiro Peres, com o objetivo de estabelecer interação e contato entre os colaboradores presentes, e também analisar o comportamento diante das situações experimentadas.