Psicóloga do São Camilo participa de importante congresso na UFMG

Publicado em: 15, agosto, 2015

Entre os dias 3 e 8 de agosto de 2015 aconteceu em Belo Horizonte e Diamantina o “V Congresso do NEPPCOM da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG E I Congresso do Núcleo de Estudos da Complexidade da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM”.O evento teve como uma das organizadoras a psicóloga e coordenadora da clínica de Psicologia do Hospital Infantil São Camilo, Valéria Tassara.

O Congresso teve como tema central a questão da complexidade e das práticas educativas transformadoras na promoção de um diálogo entre os saberes. A abertura do evento contou com apresentação da cantora cubana,“Teresa Morales” num ato de referência e contentamento à abertura de diálogo entre Estados Unidos e Cuba. Em seguida realizou-se a conferência de abertura pelo teólogo,“Leonardo Boff” versando sobre os processos educativos no terceiro milênio e a multidimensionalidade humana. O Teólogo alertou-nos para a questão da ecologia no planeta, incluindo se aí, as relações humanas que devem ser providas de respeito e ternura por todos os seres.

No segundo dia promoveu-se “Momentos Dialógicos”, com participação dos professores Marivaldo (UFVJM), Wálter Ude (UFMG) e o advogado Tales que articularam reflexões sobre suas práticas entre os povos indígenas, os presidiários e os sem teto. No decorrer do evento aconteceu diálogo sobre práticas transformadoras entre as professoras Sílvia Paes (UFVJM), Sueli Lima (UERJ) e a mestranda Poliane Cruz.

Encerrando as atividades em Belo Horizonte a Professora Fátima Branquinho (UERJ) realizou exposição mostrando sua prática junto a comunidades carentes na produção de obras de arte. Em seguida iniciou importante diálogo com todas as exposições feitas no Congresso.

Dando continuidade ao Congresso, em Diamantina, no dia 7 de agosto as professoras Rosana (UFVJM) e Conceição Clarete (UFMG) fizeram um tributo ao Educador Paulo Freire.

Finalizando as atividades promoveu-se uma visita dos acadêmicos das duas instituições à Comunidade do Baú (Diamantina) para um diálogo entre os saberes tradicionais e o conhecimento acadêmico. O evento terminou com palestra sobre o “Pensamento Complexo”, proferida pelo Professor Wálter Ude (UFMG). Para a Professora Conceição Clarete Xavier Travalha, “ o evento promoveu a Dialogia entre os saberes”, conta.