São Camilo promove 2ª Campanha de Acidentes Zero

Publicado em: 27, maio, 2016

O setor de Segurança do Trabalho, juntamente com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Hospital Infantil São Camilo realizou, nos dias 24 e 25 de maio, a segunda etapa da 2ª Campanha de Acidentes Zero. O evento ocorreu no caminho para o refeitório e uma dinâmica foi proposta pelos integrantes da CIPA de forma diferente e interativa para todos os colaboradores.

Uma cortina foi montada e dois personagens – um anjo do bem e um anjo do mal – foram posicionados ao lado de fora, induzindo qual caminho cada pessoa deveria seguir. O personagem do “anjo do bem” indicava um caminho mais longo, porém, seguro e tranquilo, e o “ anjo do mal” indicava um caminho mais curto, no entanto, com possibilidades de se acidentar devido aos obstáculos existentes durante o percurso.

A prevenção de acidentes no ambiente de trabalho é essencial e a equipe da CIPA do São Camilo tem feito um excelente trabalho priorizando a segurança de cada colaborador, como afirma a Gerente Administrativa Financeira, Eliâne das Graças. “A CIPA tem um trabalho muito interessante porque ela avalia todo o acidente que acontece, consegue compilar esse dado, qual o foco de atuação, onde precisa ter uma prevenção maior, e a campanha retrata exatamente isso, diz ela.

A Assessora da Diretoria, Thaís Santos, fala um pouco da importância do envolvimento das pessoas durante a campanha. Considerei a campanha bastante criativa e acho que foi uma boa forma de chamar a atenção das pessoas. Espero que elas entendam o contexto e que façam o que deve ser feito para prevenir esses acidentes”, destacou.

Foi criado também um bóton de laço verde, que foi entregue para todas as pessoas que passaram pelo túnel, indicando a participação delas na campanha, juntamente com uma cartilha, esclarecendo as principais formas de prevenir o acidente de trabalho.

A representante do setor de Segurança do Trabalho, Dirlaine Aparecida, fala sobre o alcance que a campanha teve e como isso contribui para a atividade da equipe de segurança do trabalho. “De acordo com o que pudemos vivenciar, as pessoas entenderam a mensagem, acharam que aconteceu de uma forma diferente e já recebemos um retorno positivo delas. É muito importante esse engajamento para que elas se conscientizem e trabalhem de forma segura sempre”, explicou.